Cisco inicia novo convênio para construção de cisternas de placa, através de emenda do Deputado Federal Wellington Roberto e população já pode requerer o benefício
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Cisco), deu início a um novo convênio para construção de 1.710 cisternas de placa na região do Cariri, nos 18 municípios consorciados.
O convênio, no valor de R$ 8 milhões, é fruto da atuação do deputado federal Wellington Roberto, em Brasília, que destinou recursos via emenda parlamentar para serem executados por meio do Ministério da Cidadania.
Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros, conservando água para beber e cozinhar, por meio de tecnologia social destinada às famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água.
De acordo com o presidente do Cisco, o prefeito de Sumé Éden Duarte, a seleção dos beneficiados é feita mediante uma mobilização realizada nos municípios consorciados para identificação das famílias, estas também podem procurar o Consórcio ou as gestões dos próprio municípios para falar da necessidade. “Quando temos essas informações, repassamos para as entidades que foram contratadas por meio de um chamamento público para realizar todo o processo de identificação, seleção, capacitação e implementação, conforme as normas estabelecidas pelo Ministério da Cidadania”, disse Éden.
Segundo o coordenador do Programa Cisternas, Sérgio Cordeiro, as pessoas que não tiverem cisternas podem procurar o município consorciado ou o próprio Cisco, de segunda a sexta-feira, para requerer o benefício. Sérgio também explicou que terão prioridade no cadastro: idosos, pessoas com deficiência, famílias com presença de crianças de até seis anos de idade e famílias chefiadas por mulheres. “Além disso, é preciso atender aos seguintes critérios: residir na zona rural; estar inserido no Cadúnico, ter renda per capita de até meio salário mínimo, se o beneficiário for idoso, renda de até três salários mínimos brutos”, acrescentou ele.
Desde 2011, o Cisco já conseguiu executar três convênios de Cisternas de Placas, totalizando a construção de 3.300 cisternas, nos 18 municípios consorciados, promovendo o acesso à água para consumo humano das famílias da zona rural do Cariri Ocidental paraibano.
ASCOM/CISCO