O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO), o prefeito de Sumé, Éden Duarte, vem a público agradecer o governador do Estado, João Azevedo, pelo retorno do fornecimento do soro antiofídico na Região, precisamente no 5º Núcleo de Saúde de Monteiro.
A ação é fruto da reivindicação do prefeito Éden e demais prefeitos consorciados ao Cisco, que vinham reivindicando a ação através de documentos e tratativas pessoais junto ao Governo do Estado.
Nas tratativas, o prefeito fez ver ao governador a importância da disponibilização do soro para a Região, destacando as características rurais dos municípios, as atividades agrícolas desenvolvidas na região e a grande população rural residente na mesma.
Porém, o argumento principal do prefeito para reivindicar o pleito foi a localização geográfica dos três municípios-polo que até então dispunham do soro, qual sejam, as cidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa. Conforme salientou o prefeito em sua argumentação, nenhuma das cidades que dispunha do soro abrangia a Região do Cariri, sendo um complicador a mais quando um cidadão era picado por uma serpente e necessitava receber o soro antiofídico, haja vista o deslocamento a ser feito com o paciente, que poderia agravar ainda mais seu estado de saúde.
“Venho a público agradecer mais uma vez a sensibilidade e o compromisso do governador João Azevedo para com nossa Região. Desta feita, em atender o nosso pleito, qual seja, retomar o fornecimento do soro antiofídico na nossa Região. Pleito este feito por mim e pelos demais prefeitos consorciados ao CISCO”, ressaltou o prefeito Éden Duarte.
“Agora, o cidadão, que por ironia do destino for picado por uma cobra, não precisa mais passar pelo transtorno, pelas agruras de um deslocamento para outra região a fim de receber a dose do soro antiofídico, o que, na nossa concepção, agiliza e muito o tratamento, a recuperação do paciente”, endossou o prefeito Éden Duarte.