O CISCO (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental) já entregou 868 cisternas de placas de 16 mil litros em 18 municípios da região do Cariri paraibano. Ao todo serão investidos R$ 8 milhões, fruto de emenda do deputado federal Wellington Roberto para construção de 1710 Cisternas, tendo o convênio já entregue mais de 50% de sua meta.
O convênio entre o Consórcio e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem a finalidade de universalizar o acesso à água potável para famílias de Baixa Renda residentes na Zona Rural.
De acordo com o presidente do Cisco e prefeito de Sumé, Éden Duarte, mais de 4.000 pessoas,a exemplo de Dona Maria Nazaré, 53 anos, residente do sítio Jurema, zona rural do município de São João do Tigre já foram beneficiadas diretamente e indiretamente com esse projeto.
“Cada cisterna, que possuí uma capacidade armazenar 16.000 L , é suficiente para garantir água para consumo de uma família de 5 pessoas durante os períodos de estiagem. O convênio também gera cerca de 120 empregos na região do Cariri”, destacou Éden.
Municípios beneficiados
Os municípios onde foram construídas Cisternas estão Amparo, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, Olho Velho, Parari, Prata, São João do Cariri, São João do Tigre, São J. dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê.
ASCOM/CISCO